segunda-feira, abril 24, 2006


Linda Martini - Linda Martini EP (Naked,2006)

"Os lisboetas Linda Martini usaram a Internet como mostra do seu rock faça-você-mesmo e apadrinhados pelos irlandeses God Is an Astronaut, criaram um culto que já os levou em digressão pela Irlanda e Inglaterra."(Jornal Blitz, Nº1118)
São um quinteto criado em 2003 com o propósito de «suar e cantar em português», que depois de dois anos de ensaios gravam uma maqueta de apresentção nos Estúdios Black Sheep com a produção de Fernando Matias e masterização de Niels Kinsella(God Is an Astronaut), lancando-a como Ep homónimo a 30 de Janeiro. «Este Mar», «Amor Combate>», «Efémera» e «Lição de Voo Nº1» compõem a maqueta, com o semanário Blitz a defini-la como "tempestades eléctricas e intrincadas, por vezes sem voz humana, de progressão lenta, mas poderosa"
Nestes 4 temas, navegam por aqui os Mogwai, Godspeed You Black Emperor, Ornatos Violeta e Mars Volta em doses recomendáveis e extremamente estonteantes e viciantes.
Com a edição do álbum de estreia marcada para Maio, os Linda Martini vieram para ficar. Eles são muito mais que o tema «Amor Combate» que "assaltou" rádios como a Antena 3.
Em entrevista, o baterista Hélio Morais explica e adianta: « Sabemos que há pessoas que acham que somos demasiados comerciais, mais por causa do tema «Amor Combate». São pessoas que, quando ouvirem o álbum , poderão ficar desiludidas... ou não. O álbum é meio instrumental, tem algumas músicas cantadas mas sempre pouco cantadas. Por isso, às vezes, parece que estamos um bocado ao meio: para os mais indie, somos comerciais e, para quem ouve o que a rádio lhes oferece, não somos o suficientemente comerciais. Mas, como nos concertos tem aparecido bastante gente, julgo que essas duas partes estejam a perceber o conceito. Ou, pelo menos, parte das duas partes».
Aguarda-se a estreia do álbum para confirmar ainda mais a qualidade.

2 Comments:

Anonymous Afonso Indignu said...

São para mim a banda portuguesa mais surpreendente dos últimos tempos! Primeiro porque tem a coragem de tocar temas instrumentais, segundo porque felizmente asseguram que as guitarras e o rock alternativo continuam a chegar ao ouvido das pessoas e terceiro porque ainda há gente a fazer música sem intuitos comerciais de assaltar qualquer top de vendas consumista!

segunda-feira, maio 01, 2006 1:37:00 da tarde  
Blogger Pedro Branco said...

Apesar de temporalmente distante não poderia estar mais de acordo com post do Afonso.É sem dúvida das coisas mais interessantes que se tem feito em Portugal nos últimos anos e com um bónus de ser em Português. Já tive o privilégio de os ver 2 vezes e foi qualquer coisa de intenso.. Uma verdadeira viagem sónica....

quinta-feira, setembro 14, 2006 6:56:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home